quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Blackboard Jungle


Olá, amigos! Como o cinema continua em pauta no blog, resolvi abordar nesse post outra obra fundamental dentro da filmografia rock’n’roll. Trata-se de The Blackboard Jungle, que ganhou no Brasil o nome de Sementes da Violência. Produzido em 1955, com direção de Richard Brooks e estrelado por Glenn Ford, o filme da Metro-Goldwin-Mayer contava na trilha sonora com a versão de Bill Halley para a música Rock Around The Clock, catapultada na ocasião ao posto de primeiro hit da história do rock.
Conforme explica o crítico musical Roberto Muggiati, na revista História do Rock, editada no fim da década de 80 pela editora Três, Sementes da Violência foi o filme que expôs de modo mais didático toda a hostilidade no relacionamento da juventude marginalizada com o Sistema nos Estados Unidos do pós-guerra. Além disso, compõe ao lado de O Selvagem (The Wild One), estrelado por Marlon Brando, e Juventude Transviada (Rebel Without a Cause), estrelado por James Dean, a filmografia essencial para quem deseja compreender os 50's.
Quem quiser conhecer um pouco mais sobre esse importante filme pode conferir o vídeo com o trailer original da obra que está disponível no YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário