terça-feira, 22 de setembro de 2009

James Dean


Elvis, Jerry Lee, Carl Perkins, Chuck Berry e outros pioneiros do rock provocaram uma verdadeira revolução no comportamento da garotada da década de 50, mas talvez a principal fonte de inspiração desses jovens e adolescentes tenha sido outro personagem, o ator James Dean, falecido em 30 de setembro de 1955, justamente quando a semente do rock’n’roll começava a germinar.
Interpretando personagens desajustados e amargurados, Dean cativou o público norte-americano e acabou transformado em um verdadeiro ícone daquele período. O jovem astro, que faleceu com apenas 24 anos, também ajudou a popularizar o “visual” que a partir da década de 80 seria resgatado pela comunidade rockabilly: topete, camiseta branca, jaqueta de couro com a gola em pé e calça jeans surrada com as barras dobradas.
Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o ator, pode conferir dois vídeos que encontrei no You Tube - sempre ele -, ambos relativos ao filme Rebel Without a Cause, que no Brasil ganhou o nome de Juventude Transviada. O primeiro é o trailer original da obra (
http://www.youtube.com/watch?v=cAlzg0S51GY), já o segundo mostra uma passagem famosa, na qual “Jimmy” enfrenta um dos seus adversários (http://www.youtube.com/watch?v=uaIq234nL04). Vale ressaltar que esta produção, na qual Dean contracenou com Nathalie Wood (foto acima), ainda não havia estreado nos cinemas quando o ator colidiu com seu porsche num cruzamento da Califórnia.
Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário